Primeiro devemos eliminar o cubo inicial da 3d view e adicionar uma UV espera configurada com 12 segmentos. De OK para adiciona-la.

Entre em visão lateral(3) e rotacione a esfera em 90 graus. Depois duplique-a como abaixo.

Na primeira esfeta, selecione boa parte dela e delete ficando apenas com uma ponta. Clique em Center New antes de continuar. Agora duplique essa ponta como na imagem abaixo.

Entre em visão superior(7), rotacione essa peça em 180 graus e duplique-a novamente. Coloque essa última peça em edit mode e selecione apenas a ponta movendo como na imagem abaixo.

Selecione os outros vértices e mova-os para o mesmo lugar do movimento anterior. Veja que agora temos um disco.

Na peça intermediária, selecione o bico e delete. Agora temos três peças que vão compor o nosso olho.

Vamos trabalhar agora com a peça maior que é a esfera. Em visão lateral e em edit mod, escolha a opção faces, selecione a ponta e delete.

Agora volte para objet mode e aplique um sobsurf e um set smoot em todas as peças para dar um aspecto mais liso. Seu trabalho deverá estar como na imagem abaixo.

Chegou o momento de colocarmos alguns materiais que vão transformar estas peças em componentes de um olho. Primeiro coleque uma cor branca pura para a esfera. Para o disco, coloque um negra puro. Para a primeira peça configure como na imagem abaixo.
Em alpha 0.100, acione o Ztransp e em Shaders coloque spec com 0.6, Hard com 250 e descelecione o shadow. 
Para a peça do meio coloque uma textura do tipo imagem de um olho. Veja abaixo.

Vamos montar o nosso olho. Em visão lateral encaixe essa peça na esfera como abaixo. O encaixe deve ser o mais preciso possível.

Agora encaixe o disco com precisão, bem atrás.

Por último encaixe a peça transparente.

Mova a câmera e a lâmpada para que fique mais ou menos de frente para o olho como na imagem abaixo.

Agora mude a lâmpada para Hemi e ajuste.

De um render e veja o resultado final. Um olho cartoon para colocarmos em nossos bonecos 3d.
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