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MODELANDO UM OLHO CARTOON

Primeiro devemos eliminar o cubo inicial da 3d view e adicionar uma UV espera configurada com 12 segmentos. De OK para adiciona-la.
Entre em visão lateral(3) e rotacione a esfera em 90 graus. Depois duplique-a como abaixo.Na primeira esfeta, selecione boa parte dela e delete ficando apenas com uma ponta. Clique em Center New antes de continuar. Agora duplique essa ponta como na imagem abaixo.Entre em visão superior(7), rotacione essa peça em 180 graus e duplique-a novamente. Coloque essa última peça em edit mode e selecione apenas a ponta movendo como na imagem abaixo.Selecione os outros vértices e mova-os para o mesmo lugar do movimento anterior. Veja que agora temos um disco.Na peça intermediária, selecione o bico e delete. Agora temos três peças que vão compor o nosso olho.Vamos trabalhar agora com a peça maior que é a esfera. Em visão lateral e em edit mod, escolha a opção faces, selecione a ponta e delete.Agora volte para objet mode e aplique um sobsurf e um set smoot em todas as peças para dar um aspecto mais liso. Seu trabalho deverá estar como na imagem abaixo.Chegou o momento de colocarmos alguns materiais que vão transformar estas peças em componentes de um olho. Primeiro coleque uma cor branca pura para a esfera. Para o disco, coloque um negra puro. Para a primeira peça configure como na imagem abaixo. Em alpha 0.100, acione o Ztransp e em Shaders coloque spec com 0.6, Hard com 250 e descelecione o shadow. Para a peça do meio coloque uma textura do tipo imagem de um olho. Veja abaixo.Vamos montar o nosso olho. Em visão lateral encaixe essa peça na esfera como abaixo. O encaixe deve ser o mais preciso possível.Agora encaixe o disco com precisão, bem atrás.Por último encaixe a peça transparente.Mova a câmera e a lâmpada para que fique mais ou menos de frente para o olho como na imagem abaixo.Agora mude a lâmpada para Hemi e ajuste.De um render e veja o resultado final. Um olho cartoon para colocarmos em nossos bonecos 3d.

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